Geografia

O município de Alta Floresta possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Fica a 283 metros de altitude.

O relevo do município pode ser dividido em quatro unidades geomorfológicas:

depressão;

interplanáltica da Amazônia Meridional;

planaltos dos Apiacás-Sucunrudi;

planalto Dissecado da Amazônia;

planaltos Residuais do Norte de Mato Grosso.

O quadro florístico no município de Alta Floresta, fundamentalmente, é constituído por Floresta ombrófila aberta e densa, Floresta estacional e Cerrado.

Clima

Clima tropical chuvoso, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Temperaturas entre 20° a 38 °C, tendo em média 26 °C. As temperaturas podem beirar os 40 °C nos dias mais quentes em alguns pontos do município. Nos meses chuvosos, sua pluviosidade pode atingir médias muito elevadas, algumas vezes superiores a 2.750mm.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima já registrada em Alta Floresta foi de 37,8 °C, observada dias 7 de setembro de 2010 e 19 de setembro de 2011. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 182,0 mm, em 10 de janeiro de 1980.

Solos

O solo predominante é o grupo de podzólico (amarelo e vermelho-amarelo), e em pequenos percentuais, Latossolos e Hidromórficos. De modo geral são solos de baixa fertilidade de macro e micro nutrientes, com baixo teor de fósforo e médio teores de potássio, cálcio magnésio e matéria orgânica. Assim os solos necessitam de fertilização, para incrementar a produtividade agropecuária.

Texto: Wikipédia / Foto: reprodução internet