Publicado em: 09/04/2018 ás 14:56:00 Autor: Carlos Lima Fonte: Ascom

Dia 07 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde e o tema lançado pela Organização Mundial da Saúde para 2018 é “Saúde Para Todos”.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola vem desenvolvendo uma série de trabalhos, que visam o bem estar físico, mental e social do cidadão. Segundo o Coordenador Claudiomiro Viera, entre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, destaca-se a implantação do Programa Crescer Saudável que visa à prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil em escolares, até 10 anos de idade. Os trabalhos devem atender aproximadamente 6.000 estudantes, em 19 escolas do município.

Também estão em desenvolvimento os trabalhos de controle do tabagismo, que dá assistência às pessoas que desejam parar de fumar. De acordo com Claudiomiro vários grupos foram implantados nos últimos anos, oito grupos estão em andamento há alguns meses, outro foi aberto no dia 06 de abril, no PSF – XII, Bairro Cidade Alta e serão abertos mais dois novos grupos ainda este mês, dia 13/04 no PSF – IV, Bairro Jardim das Flores e dia 18/04 no PSF – XIII, Setor RI, além do fornecimento de medicações o programa atua com acompanhamento aos pacientes, através dos PSFs, com vários profissionais: médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros profissionais, quando necessário.

Viera também fala dos trabalhos de prevenção as Drogas Licitas e Ilícitas, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública de Alta Floresta nos últimos quatro anos, aonde até o momento entre alunos e pais, mais de 11.000 pessoas foram orientadas, sobre os efeitos das drogas no corpo humano, os problemas familiares, educacional, profissional e social, que estas substâncias podem acarretar na vida das pessoas e como devem proceder na busca de ajuda.

Claudiomiro destaca “em nossos trabalhos algumas ações são de cunho terapêutico, no entanto na maioria de nossas atividades, damos ênfase à profilaxia, partindo do pressuposto que é melhor prevenir do que remediar, pois o remediar significa tratar alguém que já adoeceu, ou seja, a pessoa já apresenta danos físicos e psicológicos, já está doente e ainda terá, muitas vezes, que gastar com o tratamento”.

Viera conclui agradecendo todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, no desenvolvimento dos trabalhos.