Publicado em: 31/08/2017 ás 08:05:00 Autor: Carlos Alberto de Lima Fonte: Secretaria de Saúde

No ultimo 29, terça-feira, comemorou-se o dia nacional de combate ao tabagismo. Em Alta Floresta o funcionário público da Secretaria de Saúde, Claudiomiro Vieira, coordena o programa do tabagismo. Onde desenvolve um programa junto as unidades de saúde que auxilia, subsidia as pessoas que têm interesse em deixar de fumar.

“Nesse ano de 2017, estamos com sete grupos em desenvolvimento e pretendemos abrir mais três grupos até o final do ano”, revela Claudiomiro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cinco milhões de pessoas no mundo perdem suas vidas devido ao cigarro e o dados nacionais em 2016 foram em torno de 176 mil pessoas somente no Brasil. Isso equivale a 482 mortes por dia no pais. Destacam-se entre as principais doenças o câncer de pulmão que ocupa noventa entre os 100 casos da doença, também em relação ao infarto agudo do miocárdio temos 45% dos casos são de fumantes.