Publicado em: 12/01/2018 ás 08:48:00 Autor: Carlos Alberto Fonte: Ascom

Na manhã da última quarta-feira, 10, na Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Alta Floresta, estiveram reunidos com a secretária da pasta Elsa Lopes e também o secretário de Agricultura Altamir Feliciano Pereira, alguns avicultores do município, responsáveis pela produção e comercialização de ovos que, na teoria, deveriam abastecer o mercado, fazendo com que esses ovos cheguem fresquinhos à mesa dos consumidores.

Quando digo “na teoria”, refiro-me ao fato de que nem sempre a produção local recebe o devido reconhecimento, tendo muitas vezes que competir com a produção de outros municípios, muitos deles distantes como é o caso de São Paulo. “O próprio fato de as caixas de ovos se submeterem ao período longo da viagem, somados às trepidações na estrada, comprometem a sanidade do produto”, analisou um dos “granjeiros”.

Comungando dessa mesma afirmação a secretária de Desenvolvimento Elsa Lopes que também é a presidenta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) trabalhará junto aos munícipes para que o consumo de produtos de fora seja preterido e que se valorize a produção local. Uma campanha já realizada pela CDL.

Devidamente cadastrados no Indea, a maioria desses avicultores objetivam conseguir embalagem e rações a preços mais em conta. Atualmente as embalagens vêm de Sinop ou Sorriso. O que muitos deles desconheciam é que a prefeitura tem uma estrutura que pode ser utilizada por eles, como um caminhão para o transporte e um local onde a ração pode ser fabricada, reduzindo os custos. “O primeiro passo é organizar a Associação, que já existe, mas que precisa ser reestruturada”, diz o secretário Altamir Feliciano.

Altamir destaca que o futuro da Associação é se tornar uma cooperativa, mas, enquanto isso, “o maior segredo é a união, com a associação organizada tudo fica mais fácil”, argumenta Elsa Lopes.

Na reunião ficou comungada a certeza que a estruturação da Associação é o primeiro passo para que juntos eles tenham força para brigarem pelo seus anseios.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) deverá se reunir no próximo dia 26 quando tomará pé da situação dos avicultores. Estes, por sua vez, se reunirão novamente com os secretários Elsa e Altamir no dia 06 de fevereiro.

Notícias relacionadas

19/07/2018

Homem é detido por crime ambiental após rápida ação da Fiscalização ...

Visualizar Notícia

19/07/2018

Prefeitura começa a multar proprietários notificados e lançar débitos n...

Visualizar Notícia

17/07/2018

Secretaria de Agricultura prossegue com ações da Secretaria Itinerante

Visualizar Notícia

13/07/2018

Conselho Tutelar recebe veículo das mãos da secretária Luzmaia Quixabeir...

Visualizar Notícia