Publicado em: 28/11/2017 ás 08:34:00 Autor: Ascom Fonte: Saude

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 150 mil pessoas morrem a cada dia no mundo por diversas causas, sendo, grande parte, ocasionadas por overdose, assassinatos, suicídios, doenças e acidentes de transito, em decorrência do uso de drogas licitas ou ilícitas (bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, cocaína, crack entre outras drogas).

Pesquisas apontam que cada vez mais cedo, nossos jovens têm contato com algum tipo de droga, esta realidade levou a mobilização de algumas instituições públicas de Alta Floresta no ano de 2015, (Prefeitura - representada pelo coordenador do Programa Saúde na Escola Sr. Claudiomiro Viera, o judiciário representado pela juíza Dra Janaina Dezanetti, Ministério Público – Promotora Dra Liane A. Chaves, Defensoria Pública - Defensores Dr. Paulo Marquezini e Claudiney S. dos Santos) se organizaram para o desenvolvimento de ações efetivas e continuas no combate e prevenção às drogas.

Desde então está em desenvolvimento o Projeto Unidos Contra as Drogas, voltado a toda  a sociedade, mas que tem como público alvo a comunidade escolar, com vários trabalhos como palestras, oficinas, seminários, sendo desenvolvidos nas escolas por meio da coordenação direta do Programa Municipal Saúde na Escola – PSE/AF.

Na noite do dia 22/11/2017, mais uma etapa dos trabalhos foi realizada na Escola Estadual Manoel Bandeira, Bairro Bom Jesus, onde entre professores e pais dos alunos cerca de 250 pessoas estiveram presentes. Segundo Claudiomiro, os trabalhos, que vêm sendo realizados, têm o objetivo de instruir, orientar e alertar professores, pais e alunos dos vários problemas e consequências provocados pelas drogas, possibilitando um maior cuidado e uma profilaxia mais efetiva, Viera relata que entre escolas, igrejas e outras instituições o projeto já atingiu, com seus trabalhos, cerca de 15.000 pessoas.