Publicado em: 16/05/2018 ás 12:45:00 Autor: Raquel Olsen Fonte: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola – PSE em parceria com o poder Judiciário representado pela MMª. Juíza. Dra. Janaína R. Dezanetti, o Ministério Publico pelo Promotor de Justiça Dr. Daniel Carvalho Mariano a Defensoria Publica pelos defensores Paulo Roberto Marquezine e Claudiney Serrou dos Santos, vêm desenvolvendo há 4 anos uma série de trabalhos de combate e prevenção às drogas lícitas e ilícitas em Alta Floresta.

Na noite do dia 15 de maio, terça-feira, mais uma etapa dos trabalhos foi concluída, desta vez na Escola Estadual Dom Bosco, localizada no Bairro Jardim Araras, onde, entre profissionais da escola alunos e pais, aproximadamente 300 pessoas se fizeram presentes.

O coordenador do Programa Saúde na Escola – PSE, Claudiomiro Viera, relata que os trabalhos abordam vários aspectos, desde os efeitos das drogas no corpo humano, os problemas familiares, educacional, profissional e social, que estas substâncias podem acarretar na vida das pessoas e como estas devem proceder na busca de ajuda.

No mês de abril as atividades foram desenvolvidas com os estudantes da Escola Dom Bosco, atendendo cerca de 250 alunos. Ao todo, os trabalhos já abrangeram mais de 11.000 pessoas.

Conforme a Juíza Dra. Janaína, a participação do judiciário procura estimular crianças, adolescentes para que tenham outros sonhos e desenvolvam seus talentos para não enveredarem no mundo das drogas. “Para nós do judiciário é um peso no coração ter que julgar uma pessoa jovem que está envolvida nessa situação”, pontua a Juíza, que destaca também a importância do envolvimento dos pais no processo de prevenção. Segundo a Juíza, a proximidade do responsável para influenciar a prevenção é crucial no desenvolvimento do projeto tendo como um dos pontos os exemplos que são apresentados dentro de casa.

As etapas do projeto de prevenção às drogas devem continuar em mais escolas, sendo trabalhadas turma a turma a fim de englobar toda a comunidade escolar altaflorestense, em trabalho conjunto para que o tema seja abordado durante todo o ano letivo através dos diretores e professores de cada escola.