Publicado em: 30/05/2018 ás 14:20:00 Fonte: Assessoria de Comunicação

31 de maio é o “Dia Mundial Sem Tabaco”, o tema lançado pela Organização Mundial da Saúde para 2018 é “Tabaco e Doença Cardíaca”, devido o aumento de complicações cardíacas, atribuídas ao consumo do tabaco, através do uso do cigarro, narguilé, entre outras formas de consumo.

Os números apresentados pela Organização Mundial da Saúde são preocupantes, 7 milhões de pessoas  a cada ano  morrem por complicações de doenças ocasionadas pelo consumo do tabaco, os números do Brasil também chamam atenção, 156.216 óbitos ao ano, o que equivale a 427,9 mortes por dia. As três principais causas de óbito por ano são: 1º lugar – câncer, com 50.413 óbitos; 2º lugar - doenças cardíacas, com 34.999 óbitos e 3º lugar - doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), com 31.120 óbitos.

  A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, através do Programa de Controle do Tabagismo, vem desenvolvendo uma série de trabalhos, que visa a prevenção ao tabaco e o tratamento do usuário. O Coordenador do programa, Claudiomiro Viera, relata que entre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos destaca-se o apoio medicamentoso e cógnito, oferecido aos fumantes que têm interesse em participar dos grupos de assistência, onde vários profissionais da saúde (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista), entre outros profissionais, participam dos trabalhos, no intuito de auxiliar as pessoas a pararem de fumar. O acompanhamento é por um período máximo de 12 meses.

“Nos últimos cinco anos abrimos 40 grupos e 500 pessoas tiveram a oportunidade de através dos trabalhos oferecidos pararem de fumar. O percentual de êxito tem sido de 50%, realmente não é fácil sair da dependência do cigarro, mas com perseverança e esforço é possível, e estamos dispostos a ajudar estas pessoas” destaca Claudiomiro, que ainda agradece a todos os profissionais da saúde envolvidos nos trabalhos do Programa de Controle do Tabagismo.

Mais grupos serão abertos no segundo semestre e as pessoas que tiverem interesse devem procurar o PSF para fazer o pré-cadastro.

Notícias relacionadas

11/12/2018

Parceria propicia doação de óculos para alunos da Escola Ludovico Da Riv...

Visualizar Notícia

06/12/2018

Prestação de Contas do Prefeito Asiel, na Câmara, atende expectativa: A ...

Visualizar Notícia

05/12/2018

Conselho Municipal de Saúde se reúne dia 10 de dezembro

Visualizar Notícia

01/12/2018

Alta Floresta: CMDCA realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Cr...

Visualizar Notícia