Publicado em: 14 de Setembro de 2023
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
Data: 14 de Setembro de 2023
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, esteve em Alta Floresta, onde foi recepcionado no gabinete da Prefeitura. Durante a reunião foi apresentado uma proposta de implantação do Centro de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT).
Os centros de educação do Senar-MT oferecem, através das escolas agrícolas, estruturas para atender a população em geral e o setor produtivo rural, com formação técnica de nível médio. Oferecem ainda, cursos da rede e-Tec, Faculdade CNA e, cursos e treinamentos de formação profissional rural.
De acordo com Vilmondes, através de um centro, é possível levar educação técnica de nível médio e qualificação profissional para os cidadãos que tem aptidão e interesse pelo agronegócio. “Também proporciona uma maior integração social, aperfeiçoamento técnico e habilidades aos jovens e adultos”, disse.
Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, essa é uma proposta visionária, onde o Senar Mato Grosso, está disposto a proporcionar novos horizontes de possibilidades aos jovens, através da formação técnica, profissional e consolidação do ensino médio. “O ensino tem mudado a realidade de quem vive no meio rural, hoje não é somente plantar e colher, é preciso ter conhecimento técnico”, apontou Fidelis.
Além da recepção dos representantes do Sistema Famato na Prefeitura, também foi realizada uma visita técnica no prédio onde funcionava a escola agrícola. “Fomos lá para verificar as instalações. Também verificar o entorno, considerando que, para tornar uma realidade doo projeto é preciso pensar em toda uma estrutura e logística”, pontua o prefeito Chico Gamba.
De acordo com o prefeito, na questão logística foi facilitada por conta do asfalto na MT-325. E, quanto a infraestrutura, já existe um prédio, que irá precisar de ajustes. Também é importante lembrar que nos últimos anos em Alta Floresta as áreas de cultivo cresceram exponencialmente, de 50.000 ha, em 2020, para 50.000 ha, em 2022.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, o empresário e diretor do sindicato rural, Alex Sierra, os diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), Robson Marques (Administrativo e Financeiro), o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer e o gerente de Educação do Senar-MT, Marcos Medeiros.