Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Alta Floresta realiza campanha de imunização contra influenza
Campanha de vacinação

Publicado em: 01 de Abril de 2024

Autor: Fabio Bonadeu

Fonte: Diretoria de Comunicação


Data: 01 de Abril de 2024

Autor: Fabio Bonadeu

Fonte: Diretoria de Comunicação


Autor da Foto: Divulgação/Guilherme Viana

A campanha de vacinação contra a Influenza tem início hoje, dia 1º de abril, e está prevista para terminar no dia 31 de maio. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio das prefeituras. Inicialmente, a campanha irá priorizar os grupos prioritários.

Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses até menores de 6 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; quilombolas; população em situação de rua; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; e pessoas com deficiência permanente.

A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, mal-estar e cefaleia. Além disso, podem ocorrer diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

Campanha
Imunização
Vacinação
Gripe
Influenza
Secretaria de Saúde
Governo Federal
Ministério da Saúde
Prefeitura de Alta Floresta