Início
Publicado em: 10 de Dezembro de 2025
Autor: Direção de Comunicação
Fonte: Secretaria de Saúde
Data: 10 de Dezembro de 2025
Autor: Direção de Comunicação
Fonte: Secretaria de Saúde
A Campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, está em destaque em Alta Floresta. Por meio do CTA/SAE, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as orientações e testagens para promover prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral à população.
O CTA é o Centro de Testagem e Aconselhamento é um serviço público que oferta testes rápidos e aconselhamento para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, Sífilis e Hepatites Virais (B e C). Esses centros também distribuem preservativos e gel lubrificantes, oferecem prevenção como a Profilaxia Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP) e garantem sigilo e respeito ao atendimento
O SAE é o Serviço de Assistência Especializada referência no município no acompanhamento de pessoas vivendo com HIV, hepatites virais e outras ISTs. A equipe multiprofissional realiza atendimentos contínuos, acompanhamento clínico e ações de educação em saúde voltadas à comunidade, às escolas e a grupos específicos.
De acordo com médico infectologista Dr. Rodolff Nunes da Silva, o Dezembro Vermelho é uma oportunidade de ampliar o diálogo e fortalecer a responsabilidade coletiva: “Nosso trabalho é diário, mas em dezembro damos ainda mais visibilidade à prevenção e ao cuidado. Queremos que a população entenda que o diagnóstico precoce salva vidas e que o preconceito é um dos maiores obstáculos para o tratamento. O SAE está de portas abertas para acolher, orientar e acompanhar cada pessoa com respeito, ciência e sigilo”.
A equipe reforça que o teste rápido está disponível no CTA durante todo o ano, sem necessidade de agendamento. O procedimento é simples, gratuito, confiável e o resultado fica pronto em poucos minutos. Caso necessário, o CTA realiza o encaminhamento imediato para acompanhamento especializado (SAE), garantindo tratamento adequado e qualidade de vida aos pacientes.
A Prefeitura de Alta Floresta e a Secretaria Municipal de Saúde seguem comprometidas com políticas públicas que promovam informação, prevenção, respeito e cuidado humanizado, reforçando que a luta contra o HIV/AIDS é de todos.