Publicado em: 23 de Abril de 2024
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
Data: 23 de Abril de 2024
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
O município de Alta Floresta tem se destacado no cenário estadual no contexto da agricultura familiar. Diversas atividades estão em evidência, especialmente a cafeicultura.
Neste sentido, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, está realizando um trabalho importante que não só beneficia, mas também transforma a vida dos agricultores atendidos.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, para nossa região, a espécie de café cultivada e adaptada é a Coffea canephora, que possui as variedades Robusta e Conilon, sendo uma planta alógama, com fecundação cruzada.
Em Alta Floresta, o primeiro lote de mudas clonais fornecidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), foi distribuído para seis agricultores no final de 2017 e início de 2018.
Na atual fase do Programa Pró-Café, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária continua fomentando esta atividade. São realizadas visitas técnicas com orientações sobre tratos culturais, projetos de irrigação, adubação e controle de pragas.
Todo esse trabalho já apresentou resultados, com uma produtividade registrada acima de 120 sacas/ha. “Além dos bons resultados, há um projeto em andamento para criar uma unidade de recebimento de café, que, embora seja instalada em Alta Floresta, irá atender toda a região”, explica o Secretário Marcelo Fernando Pereira Souza.
O Vereador Marcos Menin agradece aos envolvidos por acreditarem na cafeicultura de Alta Floresta. “Só temos que agradecer aos envolvidos e ao Governo do Estado por acreditarem na cafeicultura da nossa região”.
Para o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, também é momento de agradecer. “Nossos agradecimentos ao Governador Mauro Mendes e ao Vice-Governador Otaviano Pivetta, por trabalharem por Alta Floresta e região”.
O Prefeito Chico Gamba destaca que, quando há trabalho, os resultados aparecem. “Nós investimos na agricultura familiar. Esse trabalho de fortalecimento do pequeno produtor é uma valorização do homem do campo”, finaliza.