Início
Publicado em: 18 de Novembro de 2023
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
Data: 18 de Novembro de 2023
Autor: Fabio Bonadeu
Fonte: Diretoria de Comunicação
Será realizada no período de 24 a 30 de novembro, em Alta Floresta, a Semana Municipal pela Não Violência Contra a Mulher. Essa é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que terá apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Estão previstas várias ações, como pit stop, panfletagem, roda de conversa, entre outras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em 2022, 18,6 milhões de mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão.
Existem algumas ações globais que também buscam alertar sobre este assunto, como a Campanha UNiTE (UNiTE by 2030 to End Violence Against Women Campaign), lançada em 2008, é uma iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, convocando uma ação global para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções do problema.
De acordo com estimativas, uma em cada três mulheres com 15 anos ou mais, em todo o mundo, foi submetida à violência física ou sexual por parceiro íntimo, não parceiro ou ambos, pelo menos uma vez na vida, indicando que os níveis de violência contra mulheres e meninas permaneceram praticamente inalterados na última década.
Nos casos mais extremos, a violência contra as mulheres é letal: globalmente, cerca de 137 mulheres são mortas por seu parceiro íntimo ou por um membro da família todos os dias.
Estima-se que 1 em 7 mulheres passou por violência física e/ou sexual de um parceiro íntimo ou marido nos últimos 12 meses (13 por cento das mulheres com idade entre 15-49 anos).
Em todo o mundo cerca de 125 países possuem leis específicas de proteção à mulher. No Brasil, a Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha foi um marco na defesa da mulher.