Publicado em: 11/07/2018 ás 17:02:00 Autor: Carlos Alberto de Lima Fonte: Ascom

"Parabenizo a equipe que participou do Projeto Olhos D'Água na Gestão do Prefeito Dr. Asiel, em especial a ex-secretária de Meio Ambiente e hoje Vereadora Cida Sicuto e o Coordenador de Projetos José Alesandro, juntamente com demais técnicos", disse o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Alta Floresta Lucas Carvalho, após reunião de Avaliação do Projeto Olhos D’Agua da Amazônia, fase II, ocorrida no último dia 04 de julho, e que contou com a participação dos senhores Fabio Maciel, Gerente de Operações na Área de Meio Ambiente no Departamento de Gestão e Irapuan Braga da Área de Gestão Pública e Socioambiental, ambos do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Direção de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento e vereadores, representando a Câmara Municipal.

Também participaram da reunião o prefeito Asiel Bezerra, sua vice, Marinéia Munhoz e a secretaria de Desenvolvimento, Celia Castro e José Alesando Rodrigues,  coordenador de Projetos Ambientais na Direção de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento.

Na opinião de José Alesando, essa visita faz parte das atribuições contratuais do BNDES/Fundo Amazônia, com a prefeitura de Alta Floresta para avaliar os impactos de todas as ações realizadas após dois anos de conclusão do projeto Olhos D’Água da Amazônia.

 “Durante a reunião apresentamos os resultados do projeto Olhos D’Água da Amazônia, como está a situação atual das regularizações ambiental e fundiária, a recuperação de mais de 3,177 mil hectares de áreas de preservação permanente das propriedades da agricultura familiar, as 120 propriedades com 280 hectares sendo referências em boas praticas agropecuárias, as 20 unidades de referencias com hortas de produção orgânicas, 89 tanques de piscicultura dos agricultores para produção de peixes. Já em relação ao Meliponário Municipal foram distribuídas 381 caixas de abelhas sem ferrão da Amazônia e mais 250 caixas distribuídas após conclusão do projeto. Atualmente o meliponário tem 300 caixas matrizes permanentes com fins só de reprodução”, disse José Alesando, acrescentando que a reunião foi bem produtiva, com a participação das pessoas realmente envolvidas no projeto.

Segundo o coordenador de Projetos Ambientais, os representantes do BNDES avaliaram extremamente positivos a capacidade de gestão que a prefeitura incorporou e deu continuidade às ações durante esses dois anos, com recursos próprios.

Lucas Carvalho pontuou que o Projeto Olhos D'Água nas suas duas fases foi realmente importante para o município e disse que é de grande valia para ser usado como referência de Gestão Ambiental para o estado de Mato Grosso. "O município de Alta Floresta realmente conseguiu atingir as expectativas e objetivos do projeto e mesmo tendo por fim o financiamento no ano de 2016 na Fase 2 continuou buscando dar assessoria aos contemplados com a ajuda de Instituições e do próprio Poder Público Municipal para não cessar o grande sucesso, projeto esse que resultou em  várias premiações pela Gestão Ambiental e administração dos recursos hídricos", disse.

“Ficamos honrados com a visita do BNDES a Alta Floresta, os resultados apresentados a eles foram bem parabenizados, o que nos confirma a boa gestão do projeto e demonstra o quanto município soube aproveitar e investir bem os recursos oriundos do Fundo Amazônia. Principalmente destacar que todos ganham, com fortalecimento das cadeias produtivas, com a recuperação de rios e nascentes bem como a promoção de um desenvolvimento sustentável na agricultura do município”, destacou a secretária de Desenvolvimento, Célia Maria de Castro.

A Secretaria de Desenvolvimento tem a preocupação e o cuidado em dar continuidade aos contemplados buscando recursos sempre através de Projetos Sustentáveis, neste sentido, em breve será assinado termo de parceria para a terceira fase dos Olhos D’Agua da Amazônia.   

 

Notícias relacionadas

08/11/2018

Ônibus literário do “Era Uma Vez” está de volta ao mundo encantado d...

Visualizar Notícia

07/11/2018

Reunião do Conselho Municipal de Saúde acontecerá no dia 12 de novembro

Visualizar Notícia

06/11/2018

Vencedor do concurso de logomarca fala de sua criação e ganha diária em ...

Visualizar Notícia

30/10/2018

Assistência Social promove Encontro Intergeracional entre crianças e adol...

Visualizar Notícia