Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Programa de Controle ao Tabagismo de Alta Floresta realiza atendimento domiciliares

Publicado em: 10 de Maio de 2023

Autor: Diretoria de Comunicação


Data: 10 de Maio de 2023

Autor: Diretoria de Comunicação


O Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, apresenta levantamento dos trabalhos desenvolvidos no ano 1º quadrimestre de 2023.

De janeiro a abril do corrente ano, 39 tabagistas (fumantes), estão em tratamento e acompanhamento pelo programa, e entre os atendimentos domiciliares  a fumantes acamados, cadeirantes e/ou com outros problemas de saúde, que dificultam sua locomoção, atendimentos em Unidades Hospitalar e na sede do programa, contabilizou-se: 326 atendimentos, e dos 39 fumantes, 23 conseguiram cessar totalmente o hábito de fumar, o que corresponde a 60% do total de participantes do programa, o demais reduziram a quantidade de consumo de cigarro/dia, entre 40% a 90%, mas Claudiomiro Viera coordenador do programa relata, que o objetivo é que os que reduziram o consumo de cigarro, também consigam parar totalmente de fumar, e com esta finalidade o programa propõem continuidade do acompanhamento, que pode se estender até por 12 meses.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que 10% dos fumantes, chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos e todo fumante é classificado como grupo de risco a várias doenças do sistema respiratório e circulatório.

Claudiomiro Viera coordenador do programa destaca: “os benefícios as pessoas que conseguem cessar o hábito de fumar, vão além de sua própria saúde, influenciam diretamente no bem-estar da família, além da economia financeira obtida, por não precisarem mais comprar o cigarro”. 

Os interessados em fazer o tratamento, devem estar procurando o Programa de Controle ao Tabagismo, no prédio do PAM - Pronto Atendimento Municipal, localizado na Perimetral Rogério Silva, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Os dias de atendimento no prédio da PAM, são as terças e quintas – feiras das 07:00h as 11:00h e das 13:00h as 17:00h, mas o programa também atende em horário especial, no período matutino (06:20 horas) com pré-agendamento, opção está para pessoas que tem dificuldade para participar do programa, nos horários normais do atendimento.

Claudiomiro conclui agradecendo e parabenizando a todos os profissionais da saúde, que contribuem no desenvolvimento dos trabalhos e aos pacientes pela conquista e esforços no tratamento.