Sabores da Floresta celebra cultura e fortalece empreendedorismo em Alta Floresta
Turismo gastronômico na Praça da Cultura

Publicado em: 14 de Julho de 2025

Autor: Assessoria

Fonte: Sebrae


Data: 14 de Julho de 2025

Autor: Assessoria

Fonte: Sebrae


Autor da Foto: Assessoria

O Festival Gastronômico Sabores da Floresta transformou Alta Floresta em um polo de cultura e sabores regionais. Realizado, nos dias 10, 11 e 12 de junho, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento chegou à sua 8ª edição ao valorizar ingredientes do bioma amazônico e impulsionando o empreendedorismo local.

Durante os três dias de programação, cerca de 10 mil pessoas experimentaram pratos criativos que uniram tradição, inovação e os sabores únicos da floresta. O festival incluiu visitas técnicas a aldeias indígenas e agricultores familiares, além da criação de receitas exclusivas, assinadas pelo chef Marcelo Cotrim.

“Nos últimos seis meses, realizamos um intenso trabalho de preparação e pesquisa. Convidamos o chef Marcelo Cotrim para mergulhar nos ingredientes do nosso bioma, ouvir produtores e transformar essa riqueza em pratos incríveis. O festival não termina aqui: esses sabores continuam nos cardápios dos nossos restaurantes parceiros”, afirmou Karina Zacchi, coordenadora do Sebrae/MT em Alta Floresta.

Empreendedores de diferentes perfis marcaram presença, como a paraense Mayara Marques, do restaurante Sabor Paraense, que estreou no festival e já planeja novos passos. “Aprendi muito com o Sebrae Mato Grosso, desde finanças até boas práticas. Apresentei um prato típico do Pará, com vatapá, jambu e tucupi. Foi gratificante ver a aceitação do público. Em breve, Iniciarei o serviço de delivery”, contou.

Segundo o vice-prefeito de Alta Floresta, Robson Quintino, a grande presença do público reforçou a importância do festival para a economia e o turismo. Ele comemorou a parceria com o Sebrae/MT e garantiu novas edições. “O festival já se tornou tradição. São oito edições fortalecendo não apenas a gastronomia, mas também o turismo de Alta Floresta. Em 2026, queremos ampliar ainda mais o evento”, afirmou.

O público também saiu satisfeito. “Foi até difícil escolher. Tudo estava muito gostoso. O festival mostra o potencial da nossa gastronomia e estimula o comércio local a inovar”, destacou o empresário Mateus Berlanda. A visitante Joana Obuti, moradora de Carlinda, comentou: “Participa há seis anos, e cada edição supera a anterior. É um evento que movimenta toda a região”.

Para a coordenadora Karina Zacchi, o Festival Sabores da Floresta representa um forte incentivo ao desenvolvimento regional. “Com foco na valorização cultural, na inovação e no apoio aos pequenos negócios, o festival reafirma seu papel como uma das principais iniciativas de fomento ao crescimento econômica no extremo norte de Mato Grosso”.

Prefeitura de Alta Floresta
Administração Municipal
Sebrae Mato Grosso
Sabores da floresta
Festival Gastronômico Sabores da Floresta
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico