Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Secretaria de Agricultura: Pet Terapia beneficia assistidos da APAE em Alta Floresta

Publicado em: 13 de Maio de 2019

Autor: Eliza Gund

Fonte: ASCOM


Data: 13 de Maio de 2019

Autor: Eliza Gund

Fonte: ASCOM


A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças e comprovadamente desencadeadora de “bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva”. Nesse tratamento, o animal é “o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente”.

Realidade em Alta Floresta há cerca de um ano através da parceria público privada entre a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a clínica veterinária Animed. A Pet Terapia atende assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alta Floresta (APAE-Alta Floresta).

O projeto conta com cinco co-terapeutas, Simba e Nala da raça Shih-tzu, Pig da raça Pug, Meg da raça Labrador e Dalila da raça Golden Retriver, cães de raças especificas, dóceis, vacinados e em bom estado de saúde, cedidos pela clínica veterinária para as sessões de Pet Terapia.

Todas as manhãs de quinta-feira os terapeutas de quatro patas auxiliam no desenvolvimento dos assistidos, com atividades combinadas como caminhadas, questões referentes aos cuidados com animais domésticos como alimentação, saúde e higiene.  As sessões tem cerca de 30 minutos semanalmente deste contato direto com estes animais.

O veterinário responsável pelo projeto, Luiz Carlos de Queiroz Junior, relata a evolução de alguns assistidos que no início da Pet Terapia eram tímidos e receosos, atualmente, pouco mais de um ano depois do inicio das sessões, já se mostram ansiosos pelas próximas sessões.