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Secretaria de Assistência Social e Cidadania investe na capacitação dos colaboradores; resultados da rede de atenção básica aparecem na prática

Publicado em: 24 de Janeiro de 2023

Autor: Fabio Bonadeu

Fonte: Diretoria de Comunicação


Data: 24 de Janeiro de 2023

Autor: Fabio Bonadeu

Fonte: Diretoria de Comunicação


Autor da Foto: Assessoria

Investir em capacitação é o primeiro passo para se alcançar bons resultados, seguindo esse princípio, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania mostra que “quem planta colhe”.

Em 2022, foram realizadas capacitações para membros do Conselho Tutelar e Rede de Proteção Social. Também foram realizadas capacitações presenciais e na modalidade a distância para todos os servidores. Outra importante linha de trabalho diz respeito ao acolhimento de crianças e adolescentes, onde as famílias realizando o acolhimento das crianças e jovens. Ao longo de 2022, foram capacitadas 20 famílias.

Através das equipes de Gestão, Coordenadoria de Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou uma série de ações ao longo do ano passado, que foram marcadas por avanços e ampliação da rede de atendimento.

Via Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), trabalha-se prevenção e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, sendo possível o atendimento por meio de duas unidades, além do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), sendo realizados 19.365 atendimentos.

Também com foco na valorização da terceira idade, durante todo o ano foram realizadas ações artísticas, culturais e de lazer, visando a valorização deste público. Dentre as ações podemos citar o miss e mister terceira idade e a festa da colheita. Em 2022, foram atendidos 211 idosos, ou seja, houve um avanço nos atendimentos comparados a 2020 e 2021, quando foram atendidos 130 e 35, respectivamente.

Outro mecanismo social que recebeu atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, foi o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sendo realizados 1.230 visitas domiciliares que atenderam 924 famílias. Para esses atendimentos foram realizadas campanhas com as temáticas sensibilização, conscientização, bem como a prevenção relacionados ao tema de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a Pessoa Idosa e contra a mulher, erradicação do trabalho infantil, entre outras.

Outro resultado expressivo trata-se do Programa Criança Feliz, cujo objetivo é promover o desenvolvimento infantil, a partir do apoio e acompanhamento da primeira infância, mediante visitas domiciliares, oferecendo atenção e apoio à família, fortalecimento de vínculos e o estimulo ao desenvolvimento infantil, onde realizou-se 8.032 atendimentos a gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias.

Ainda durante 2022, foram concebidas as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade um total de 5.546 Benefícios Eventuais e doações.

Por fim, cita-se a Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade, dividida entre equipes da Família Acolhedora, CREAS e Acolhimento Institucional, sendo realizados 10.488 atendimentos às famílias e indivíduos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou, através do PAEFI 514 famílias. Também não podemos esquecer do Serviço de Abordagem Social, com 333 pessoas atendidas em situação de rua. O Serviço de Família Acolhedora acolheu 2 crianças, sendo um total de 6 crianças inseridas em um ambiente familiar de oferece apoio, aprendizagem e trocas afetivas.

“Todos esses números evidenciam a pro atividade da gestão Chico Gamba. Enquanto secretária é meu dever dar as condições para que a nossa equipe técnica possa desenvolver estratégias eficientes”, finaliza a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mariney Viana de Araújo Munhoz.