07 de dezembro de 2019, Dia D de mobilização de combate ao Aedes Aegypti.

09/12/2019 - 09:53 - Fonte: ASCOM

07 de dezembro de 2019, Dia D de mobilização de combate ao Aedes Aegypti.

O Brasil esta passando por uma grande epidemia referente às patologias: Dengue, Chikungunya e Zika vírus, em 2018 de janeiro a agosto registrou – se 289.202 casos e no mesmo período, janeiro a agosto de 2019 foram registrados 1.559.911 casos, com milhares de internações e 650 óbitos confirmados, o estado de Mato Grosso também apresentou crescente no número de casos, considerando o período: janeiro a agosto/ 2018: 6.866 casos, 2019: 13.379 casos, 94,8% de acréscimo.

A Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos, em ações integradas entre o Programa Saúde na Escola – PSE, Defesa Civil/AF, Departamento de Atenção Básica, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, equipes dos PSFs, escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino, com o objetivo de aumentar o número de ações desenvolvidas e fortalecer ainda mais os trabalhos, mas segundo Claudiomiro Viera Coordenador do Programa Saúde na Escola, para manter o controle destas doenças e impedir uma epidemia no município é necessário o envolvimento e participação da população nos cuidados referente aos potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que são os locais que podem armazenar e/ou acumular agua, dando condições do mosquito proliferar-se.

“Acreditamos que com a integração dos trabalhos e participação da população, conseguiremos manter o controle destas doenças, basta destinarmos 10 minutos do nosso dia, para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa e recolher oque possa acumular agua, abrace esta causa, com esta atitude poderemos evitar que alguém da família adoeça” conclui Claudiomiro.

O slogan do Ministério da Saúde é: “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”. A campanha reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e de seus familiares contra o Aedes aegypti.

O slogan de Alta floresta é “Eu e a minha família combatemos este mosquito”.

Mais informações Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta/MT, Programa Saúde na Escola – PSE, telefone (66) 3903 – 1240.