4º Estradeiro da Integração concluiu movimento pela logística na BR-163

02/12/2019 - 04:59 - Fonte: Eliza Gund/ASCOM

4º Estradeiro da Integração concluiu movimento pela logística na BR-163

Entre os dias 06 e 08 de novembro a prefeitura municipal de Alta Floresta realizou o 4º ESTRADEIRO DA INTEGRAÇÃO, com um equipe formada por membros da administração pública e representantes do comércio e de produtores, o caminho percorrido liga Alta Floresta-MT à Santarém-PA, com passagem pelo porto de Miritituba-PA. Nas edições anteriores o comboio seguiu até Santarém.

Com o slogan “ESCOAR É PRECISO”, e o tema “Uma Realidade quase Alcançada”, o 4º Estradeiro reforçou o pedido do 1º Estradeiro, que demonstrou, ao poder público, a falta de logística para escoamento da safra de grãos do extremo norte mato-grossense, que agora se encontra sem volta no seu desenvolvimento. No caminho o principal anseio atendido, a conclusão da pavimentação asfáltica da rodovia BR-163.

Organizado pela secretaria municipal de Desenvolvimento de Alta Floresta, o Estradeiro contou com a participação do município vizinho, Nova Bandeirantes. “Do ano passado para cá evoluiu muito, e agora estamos vendo essa conclusão. Saímos da reunião com o CDL em Itaituba, com lideranças para que eles tenham a visão de que precisamos de um porto muito maior em Itaituba porque os nossos produtos com certeza estão chegando aqui”, apontou Valdir Rio Branco, prefeito de Nova Bandeirantes, concluindo “parabéns ao prefeito Asiel por ter a ideia desse Estradeiro que com certeza avançou e vai avançar muito o fôlego do nosso Estado, que é o agronegócio”.

Médico e empresário em Alta Floresta, Renes Leao Silva, seguiu junto pela primeira vez no Estradeiro, “nesse momento eu percebo que foi uma grade estratégia do Asiel, e prefeitos regionais, em realmente fazer uma mudança muito grande para a nossa região. Nós deixamos de ser os últimos na logística, nós somos agora os primeiros, todos os investimentos podem acontecer, nós estamos perto da exportação da nossa produção ser viabilizada. Eu não tinha visão antes, do que era o Estradeiro, Asiel me convidava mas eu não participava, preferia trabalhar, e isso é um erro que a gente faz as vezes, temos que tirar um tempo e ver que tem coisas que acontecem que parecem ser pequenas, mas na verdade é um projeto grande esse do Asiel, só conhecendo as minúcias de desde o início, que você vê a grandiosidade do projeto, que agora finaliza desse jeito”.

Antônio Mafini, prefeito de Novo Mundo, destacou a importância da união dos municípios na busca pela melhoria e garantia na escoação dos grãos. “Estou muito feliz com essa BR pavimentada, nós produtores temos que forçar que o transporte seja mais eficiente, porque a nossa parte a gente está fazendo, que é produzir. Então eu deixo um abraço a toda equipe de Alta Floresta, e toda equipe que acompanhou”.

A equipe do Estradeiro da Integração conheceu a estrutura portuária da Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport), uma empresa de logística que opera portos e frota fluvial, com o objetivo de reduzir custos, no transporte de “comoditties” como soja e milho, a partir do médio norte de Mato Grosso, utilizando o vetor de exportações do Arco Norte. O empreendimento é construído por duas empresas - Fiagril (Lucas do Rio Verde) e Agrosoja (Sorriso).

Em Itaituba uma breve reunião do grupo dos Estradeiros com lideranças comerciais locais e administração pública, apresentou o projeto do Estradeiro de Integração, e as expectativas levantadas foram positivas, como apresentou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba (SIPRI), Fabrício Melo, “É uma honra receber a equipe dos Estradeiros, e que parabenizar a iniciativa desse grupo, isso é iniciativa de quem acredita no futuro, e cada um tem que fazer sua parte, cada um fazer um pedacinho e acreditar no futuro do Brasil, o Brasil não é hoje, ele é o futuro, ele é sempre. Então estão de parabéns todos que estão presentes e engajados nessa missão, hoje nós temos o asfalto cortando o Pará com o Mato Grosso por iniciativa dos estradeiros que acreditaram na nossa região. Parabéns a todos e sucesso”.

A quarta edição do Estradeiro da Integração encerrou o movimento, com o objetivo de pavimentação asfáltica na rodovia BR-163 concluído, pedido atendido pelo Governo Federal.

Existem 9 fotos na galeria deste artigo.