Defesa Civil de Cuiabá ministra cursos de voluntariado em Alta Floresta

30/08/2019 - 10:22 - Fonte:

Defesa Civil de Cuiabá ministra cursos de voluntariado em Alta Floresta

Carlos Alberto de Lima/Prefeitura de Alta Floresta

Com total apoio da Administração Municipal, a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso realiza em Alta Floresta, nas dependências da Escola Técnica (Secitec) dois cursos de capacitação de voluntariado, voltados às autoridades municipais e à população em geral.

O primeiro deu início na manhã de quarta-feira, 28, e segundo a Gerente de Mobilização de Pessoas Maria Miqueline, da Defesa Civil do Estado, é um curso básico de Proteção e Defesa Civil e é voltado para as Secretarias (Municipal e Estadual) para dar Suporte em Desastres. Este primeiro curso teve o seu encerramento nesta sexta-feira, 30.

O segundo, Voluntário em Defesa Civil, voltado para a população, também para dar suporte no caso de Desastres.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alta Floresta acompanhou o início do curso básico, ministrado pelo Tenente Ribas Fortes que abordou noções básicas da Defesa Civil nos aspectos como prevenção e mitigação para casos de possíveis surgimentos de desastres, dos riscos apresentados, observados os riscos toleráveis e os intoleráveis, aqueles que dado a sua proporção são inaceitáveis pela sociedade.

O curso abordou ainda, para caso de acidentes envolvendo vítimas, o abastecimento de água, alimentação, acomodação e a participação das ONGS, enfim todas as questões de ajuda humanitária.

Num primeiro momento participaram dos esclarecimentos da Defesa Civil, policia Militar, Bombeiros Militar e atiradores do Tiro de Guerra, equipes que estarão ao lado do coordenador da Defesa Civil em Alta Floresta, Modesto Paulino, no exercício do voluntariado para as questões de prevenção e atuação nos caso de desastres.