Missão Waste Expo Brasil em SP apresentou maior aterro sanitário do Brasil à Prefeitura e Cooperativa de Alta Floresta

19/11/2019 - 06:02 - Fonte: ASCOM

Nos dias 12 a 14 de novembro, um grupo de Alta Floresta, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal representado por Gercilene Meira Diretora do Meio Ambiente e Eloisa Pianovski Engenheira Sanitarista e Ambiental e também integrantes da ASCALFLO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Alta Floresta representada pelo presidente Johney da Silva e o associado Ronei de Oliveira, participaram em São Paulo da missão do SEBRAE/MT da “Waste Expo Brasil”.

O evento reuniu gestores públicos, técnicos e empresários ligados ao manejo e destinação de resíduos sólidos. Participaram da missão, 28 pessoas do Estado de Mato Grosso, sendo 16 secretários de meio ambiente ou pessoas chaves das prefeituras que estão ligadas a gestão de resíduos e também representantes de cooperativas de coleta de resíduos sólidos. A participação dos representantes de Alta Floresta faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvida pelo SEBRAE/MT.

Após um ciclo de palestras, visitas técnicas foram realizadas. A equipe conheceu o aterro sanitário localizado no município de Caieiras-SP, que recebe diariamente de resíduos da capital paulista e de outros 19 municípios. O Aterro Sanitário possui a usina termelétrica Termoverde Caieiras (a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil e uma das maiores do mundo).

Na sequencia a visita na COPERNOVA do município de Cotia-SP, que possui um importante papel, com 41 cooperados, reciclam uma média mensal de 200 toneladas de materiais recicláveis. Os cooperados realizam a retirada de materiais em residências, escolas e colégios do município, entidades, ONG's, condomínios e empresas. Todo o material recolhido é separado, prensado e enviado para indústria de reciclagem, que se tornam um novo produto.

O grupo foi acompanhado da analista técnica do Sebrae, Virginia Angelo Ismael, uma das gestoras do projeto Cidade Empreendedora e Sustentável no Sebrae MT, juntamente com a analista Luanna Pollyanna da Silva Siqueira Duarte, da gerência do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

A Waste Expo Brasil abriu novos horizontes para a gestão de resíduos sólidos em Alta Floresta, com a multiplicação do conhecimento adquirido, a direção de Meio Ambiente busca apoio para aplicar as mudanças necessárias. “A realidade que vimos lá é outra, mas muitas coisas podemos adaptar e aplicar aqui”, destaca a diretora Gercilene Meira.

Com um novo olhar sobre as dificuldades enfrentadas, o presidente da ASCALFLO afirmou que a experiência foi positiva. “Interessante mesmo, voltei com mais força, acreditando mais, tive momentos de quase desistir, mas depois do que vi lá, temos tudo para dar certo”.

Existem 2 fotos na galeria deste artigo.