Município de Alta Floresta

Prefeitura de Alta Floresta comunica

03/09/2021 - 10:25 - Fonte: Eliza Gund ASCOM

Prefeitura de Alta Floresta comunica

Há cerca de uma semana a Prefeitura de Alta Floresta tomou conhecimento de um caso de abandono de animal. O animal foi abandonado no bairro Bom Pastor, desde o conhecimento do caso, o médico veterinário realizou o acompanhamento diário, com aplicação de medicações e lar temporário para tratamento. Na manhã desta quarta-feira (01) o animal não resistiu e faleceu.

Na última semana a mula, de idade avançada que foi abandonada, foi submetida à exames de hemograma e de anemia infecciosa equina (que é transmissível). O animal passou a receber medicação, assim como soro e vitaminas. Testando negativo para anemia infecciosa equina, ela foi levada até o pasto de um tutor, senhor Vilson, onde recebeu mais cuidados.

Além da idade avançada, a mula apresentou anaplasmose (doença do carrapato), sendo acompanhada pelo médico veterinário da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, Luiz Carlos de Queiros Junior. A mula estava debilitada, todos os dias era posta em pé acompanhada, apresentou uma leve resposta aos tratamentos, mas não resistiu e faleceu.

A prefeitura reforça que a responsabilidade de animais é de seus tutores, que desde o conhecimento do caso de abandono prestou o atendimento adequado ao animal, mesmo enfrentando dificuldades com transporte e abrigo, contou com parceria da empresa Sertão Agrícola e médico veterinário Dr. Wesley, que realizou os exames, para a devida medicação e alimentação da mula, promovendo o conforto do animal em seus últimos dias. Por meio da secretaria de Infraestrutura, a cova e enterro adequado do animal foi promovido ainda na manhã desta quarta-feira (01).

O proprietário do animal não foi localizado.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-feira, das 08h00 às 16h00.

Município de Alta Floresta - CNPJ: 15.023.906/0001-07