Prefeitura de Alta Floresta lança campanha de prevenção a dengue, Chikungunya e Zika vírus

21/10/2019 - 09:53 - Fonte: ASCOM

A Secretaria de Saúde através do Programa Saúde na Escola – PSE, em parceria com a Defesa Civil, departamento de Atenção Básica e Vigilância Ambiental, deram inicio dia 17/10/2019 na Escola Estadual Jardim Universitário, aos trabalhos da campanha “Eu e a Minha Família Combatemos Este Mosquito” a campanha que será desenvolvida junto as escola estaduais e municipais, objetiva intensificar os cuidados no período das chuvas nas residências, por serem os locais com maior número de criadouros e focos encontrados do mosquito, sendo que em terrenos baldios entre outros locais a equipe da Vigilância ambiental também redobrara a atenção.

A metodologia de trabalho da campanha segue o seguinte desenvolvimento, os estudantes serão instruídos pelas equipes de saúde, de como a ação deve ser executada em suas casas e receberão um panfleto, que especifica 19 locais em residências, que o mosquito Aedes aegypti pode utilizar para reproduzir-se, são os chamados criadouros em potencial, que se não bem cuidados podem apresentar retenção e/ou acumulo de agua e encontrando alguma irregularidade, juntos com seus familiares solucionarão o problema.

Segundo Claudiomiro Viera coordenador do Programa Saúde na Escola a campanha e de fácil entendimento, prática execução e de alta resolutividade, “o ciclo aquático do mosquito é de uma semana, somente as ações do poder publico são insuficiente para o controle total deste mosquito, mas com a participação periódica da população, cada um fazendo sua parte em seu local de moradia, o controle e a prevenção às doenças da dengue, Chikungunya e Zika vírus se tornam mais eficazes”.

Perguntado por que a campanha tem como público alvo os estudantes, Claudiomiro responde: “Por ser o meio mais rápido de chegarmos aos lares de Alta Floresta e em nosso entendimento a melhor forma de sensibilizar os pais e integrar a família em uma ação, que trás um benefício a toda sociedade”.

O lançamento da campanha contou com a presença da vice - prefeita Marinéia Munhoz, o Secretario de Saúde Sr. Marcelo de Alécio Costa o presidente da câmara de vereadores/AF Sr. Emerson Machado, vereador Reinaldo de Souza (Lau) o coordenador da Defesa Civil/AF Sr. Modesto Paulino da Silva, Gestora da escola Roseli Deise Queiros o Coordenador pedagógico Profº David Bezerra e professores e a Equipe do PSF Valfredo José de Santana, coordenado Pelo Enfermeiro Rudney Santos e Agentes de Combate a Endemias da localidade.

A campanha visa ate dezembro/2019 passar em 40 escolas, abrangendo 13.990 alunos, que serão os multiplicadores da campanha.

Mais informações Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta/MT, Programa Saúde na Escola – PSE,  telefone (66) 3903 – 1240.

Existem 3 fotos na galeria deste artigo.