Município de Alta Floresta

Prefeitura entrega obra de revitalização do Posto de Saúde da Família na comunidade Ouro Verde

04/10/2021 - 12:20 - Fonte: Eliza Gund / ASCOM

Na tarde da última sexta-feira (01) foi entregue a obra de reconstrução do Posto de Saúde da Família Ouro Verde, na comunidade Ouro Verde, zona rural de Alta Floresta. Totalmente revitalizado, o PSF ganhou uma cara nova, pensando em bem atender a população da comunidade para o tratamento e manutenção da saúde.

Com problemas estruturais e infestação de morcegos, o prédio onde funcionava o PSF foi interditado, médico, enfermeira, técnica de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde, passaram a atender em um barracão próximo ao prédio.

“A gente viu a coisa acontecer e ao mesmo tempo viu deteriorando”, apontou a técnica de enfermagem, Luciete Teixeira, que há 20 anos trabalha no PSF e relatou o sofrimento, frisando que na unidade, em dias de chuva, tampava as fendas do telhado com saco plástico, entre outras dificuldade que levaram a interdição do prédio e então o atendimento no barracão. “O Chico (prefeito), tem pouco tempo que ele começou a trabalhar, mas a visão que ele teve, eu fico até emocionada, porque ele viu as nossas condições de trabalho, ele viu o nosso apelo, foi pouco tempo de trabalho, mas ele viu tudo o que nós há 20 anos estamos pedindo, a secretaria nova também teve uma visão detalhada da situação nossa e ele ajudou também”.

A enfermeira do PSF Ouro Verde comemorou a entrega da obra, afirmando que além de melhores condições para servidores, a privacidade dos pacientes é garantida, com sala adequada para atendimento médico, sala de vacina e para com crianças. “No barracão não tinha como dar andamento no programa da mulher e graças a Deus foi inaugurado agora, na primeira semana de outubro, esse programa vai dar certo, já estamos com a data marcada, 22 de outubro, nós temos aqui a campanha com testes rápidos, auto exame da mama, coleta do preventivo para estas mulheres”, destacou a enfermeira Ana Paula Izipato, agradecendo o empenho da gestão para com a saúde. “A nossa saúde agora está andando, não tenho nada que questionar, está a cada dia melhor”.

A gestão na saúde é destacada pela secretária Sandra Mello, que falou dos comprometimentos. “O comprometimento da gestão com a saúde da zona rural é o mesmo com a saúde da cidade, nós queremos trazer tudo que tem na cidade, para o campo, para facilitar esse atendimento e evitar que as pessoas do campo tenham que se deslocar até a cidade para que sejam atendidas”. Todas as unidades de saúde foram vistoriadas e receberão atenção, a próxima unidade a ser revitalizada será a da Comunidade Rio Verde. “Isso é o início do trabalho, é importante ter um local bom para atender, mas mais que um local bom para atender, é necessário ter bons médicos e uma boa estrutura profissional pra trazer pro campo e dar mais dignidade pra saúde das pessoas”.

O prefeito Valdemar Gamba falou da visita no PSF Ouro Verde, que aconteceu em um dia de chuva, o barracão alagado e o PSF que estava em estado precário. Falou das demandas em todas as áreas da administração. “Sabemos que tem mais postos de saúde na zona rural e como também dentro da zona urbana, esse aqui é o início, nós entregamos esse e queremos dar um foco especial na área da saúde, aqueles postos que estão mais precários, receber as reformas, para que as pessoas tenham mais dignidade. Estamos entregando esse posto e queremos dar assistência”.

Para a obra foram investidos a mão de obra da equipe de reeducandos do Nova Chance e R$ 42 mil em materiais. “Estamos falando do Posto de Saúde da Ouro Verde, mas vamos retomar aquelas obras que estavam paradas, que faltavam finalizar, estamos colocando todas para andar, porque é dinheiro público e dinheiro público precisa ser respeitado e é isso que estamos fazendo”, concluiu Gamba.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-feira, das 08h00 às 16h00.

Município de Alta Floresta - CNPJ: 15.023.906/0001-07