Publicado em: 18 de Novembro de 2022
Autor: Eliza Gund
Fonte: Diretoria de Comunicação
Data: 18 de Novembro de 2022
Autor: Eliza Gund
Fonte: Diretoria de Comunicação
A partir deste dia 18 de novembro de 2022, a prefeitura de Alta Floresta, por meio da secretaria municipal de saúde, começa a atender a população com o Programa “Mais Saúde” Alta Floresta. O programa foi lançado no auditório do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Alta Floresta – IPREAF.
“É uma demanda reprimida de antes da pandemia, nós já estamos fazendo alguns investimentos na área da saúde, como a reforma de postos, finalizamos o PAM para que ele tenha uma estrutura física mais adequada, tivemos uma parceria com os prefeitos da nossa região e Governo do Estado para atender as cirurgias eletivas em Paranaíta”, apontou o prefeito Valdemar Gamba.
O programa atenderá uma demanda reprimida de aproximadamente 10 mil procedimentos da Central de Regulação Municipal na média Complexidade, entre (consultas médicas e exames) da Rede de Atenção Especializada. Gamba frisou que além das reformas nas unidades, o município firmou parceria com o Hospital de Amor para atendimentos e exames de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo de útero.
Foram contratadas, por meio de credenciamento, quatro (04) empresas para serviços de procedimentos médicos SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), consultas médicas especializadas com garantia de retorno de Média e Alta Complexidade pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sob Gestão Municipal.
O programa “Mais Saúde” Alta Floresta, se fez necessário para atender “Demanda Reprimida da Central de Regulação”, e assim garantir a assistência à saúde nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos usuários da rede municipal de saúde.
“Isso vai trazer para nós um grande benefício e também para a população, porque agora a pessoa vai poder descobrir o seu problema [de saúde] com mais clareza porque os exames e as consultas vão trazer esse benefício para a população e agora vai ter um tratamento mais acertado”, destacou o secretário municipal de saúde, José Aparecido de Souza, que frisa o empenho da gestão na melhoria na qualidade de vida. Buscando atender sempre agora sem deixar gerar uma nova fila.
Serão atendidas 43 especialidades, entre consultas e exames. São mais de R$ 2 milhões investidos. Sendo que o valor de R$ 1 milhão é de recursos oriundo de emenda parlamentar e o restante é investimento próprio da Gestão Pública Municipal.
“Entendendo o fluxo que nós temos de atendimento no dia a dia, nós não iríamos conseguir zerar essa demanda reprimida e por isso criamos o programa Mais Saúde Alta Floresta. Fizemos esse programa para que a gente consiga dar uma saúde de mais qualidade porque nós entendemos que o fator mais importante que temos n vida e a saúde”, finalizou Gamba.
O programa “Mais Saúde” Alta Floresta atenderá as seguintes demandas:
- Consulta neurologia;
- Consulta cardiologia;
- Consulta urologia;
- Consulta ortopedia;
- Consulta oftalmologista;
- Consulta otorrinolaringologista;
- Consulta psiquiatria;
- Consulta dermatologista;
- Consulta endocrinologista;
- Consulta ginecologista;
- Consulta reumatologista;
- Consulta pediatra;
- Ultrasson articulação;
- Ultrasson bolsa escrotal;
- Ultrasson doppler carótidas;
- Ultrasson partes moles;
- Ultrasson abdômen total;
- Ultrasson transvaginal;
- Ultrasson de mama;
- Ultrasson região inguial;
- Ultrasson abdômen inferior;
- Ultrasson obstétrica;
- Ultrasson doppler venoso;
- Ultrasson abdômen superior;
- Ultrasson tireoide com doppler;
- Ultrasson próstata;
- Ultrasson vias urinárias;
- Ultrasson doppler arterial;
- Ultrasson pélvica;
- Ultrasson parede abdominal;
- Espirometria;
- Videonasolaringoscopia;
- Eletroencefalograma;
- Endoscopia;
- Eco cardiograma;
- Mapa cardíaco;
- Holter 24 horas;
- Teste ergométrico;
- Densitometria óssea;
- Impedanciometria;
- Audiometria infantil;
- Teste da orelhinha;
- Ressonância magnética.