Procuradora geral e controladora interna do município participam de congresso sobre contas públicas em Cuiabá

Publicado em: 24 de Junho de 2019

Autor: Assessoria de Imprensa Sebrae/MT

Data: 24 de Junho de 2019

Autor: Assessoria de Imprensa Sebrae/MT

Para a procuradora geral do município de Alta Floresta, Naiara Rossa Morello, e a controladora interna, Verônica B. Bortolassi, participar do “3° Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas”, realizado de 17 a 19/06, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, foi muito importante para que possam aprimorar processos e atender os munícipes de forma cada vez mais eficiente.

A participação delas e de representantes de outros municípios estava prevista no roll de ações do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, do Sebrae MT, do qual Alta Floresta é uma das integrantes.

Elas assistiram às palestras e se dividiram para participar das oficinas, uma forma que encontraram de ter acesso ao máximo de conteúdo possível. Segundo Naiara, essa é uma capacitação importante, especialmente porque estão trabalhando na regulamentação de processos administrativos e na lei municipal de fomento às micro e pequenas empresas.

Verônica ressalta que as oficinas desmistificaram alguns temas ainda vistos com temor pelos técnicos nos órgãos públicos. Um exemplo é a contratação direta que, segundo ela, é uma forma de desburocratização, um dos assuntos do congresso.

Sobre o programa Cidade Empreendedora e Sustentável, ela enfatiza que a parceria com o Sebrae está sendo muito boa no sentido dar à gestão pública um olhar mais empresarial, acompanhando e estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo local.

“A burocracia existente é inevitável, mas as prefeituras precisam pensar como empresas e atender aos cidadãos de uma forma mais eficiente”.

Ela cita que o processo de abertura de empresas em Alta Floresta ainda é muito burocrático e lento, o que vai mudar com a implantação da Redesimples. Segundo ela ainda há uma resistência por parte de alguns servidores que insistem em manter padrões antigos. “O Sebrae está dando um apoio muito grande nessa mudança de paradigmas. Sabe como é, ‘Santo de casa não faz milagre’”, brinca.

O “3° Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas” é organizado pela ATREA - Academia de Treinamento e Ensino Avançado, tendo o Sebrae como um dos parceiros.

As gestoras do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, Aurineise de Souza Conceição Tierre e Virgínia Angelo Ismael, acompanharam o grupo durante o evento.